Do momento em que você teve sua ideia, passando pela construção do seu time, até a criação de um protótipo, tudo depende do seu esforço. Mas para uma startup ser viável, ela precisa de investidores. E para isso, você precisa do pitch perfeito.
Um pitch de vendas é uma comunicação focada em convencer um cliente (no caso, um investidor) da viabilidade e da lucratividade do seu projeto, ou empresa. Quando pensamos no mundo da startup, a qualidade do pitch é o que vai definir a disponibilidade de recursos financeiros.
Nesse post, vamos passar as melhores práticas para construir um pitch de negócios perfeito para conquistar investidores para sua startup!
Se você quer garantir o futuro do seu empreendimento, leia tudo com atenção!
Como montar um Pitch Perfeito
Um pitch é uma apresentação sumária do seu negócio. Ou seja, ele deve ser muito bem resumida mas cativante.
Uma boa estratégia é deixar mais da metade do tempo concedido a perguntas e respostas.
O objetivo de um pitch é persuadir, convencer e inspirar possíveis investidores. Por isso, deve ser direto, claro, rápido e eficiente.
As principais perguntas que o seu pitch deve responder é:
Que problemas seu produto resolve?
Qual o estado do mercado?
Qual o diferencial do seu produto?
Quem faz parte do seu time?
Outros pontos indispensáveis para sua comunicação é mostrar uma perspectiva realista do crescimento do seu negócio e qual o capital necessário para sustentá-lo.
Investidores querem colocar capital em negócios sólidos, com os menores riscos possíveis. O seu pitch é a oportunidade perfeita para mostrar como o seu empreendimento ou ideia é viável e lucrativo.
Foque também em mostrar a qualidade dos recursos humanos que sua startup tem disponível, começando por você mesmo. Além disso, explique quem são os membros da sua equipe e porque eles são qualificados para isso.
No mais, siga as dicas a seguir para melhorar o seu pitch até a perfeição:
3 dicas para o pitch perfeito
1. Use números realistas e estatísticas
Use dados relevantes para convencer e persuadir investidores. Evite usar números apenas para usar, foque no que é relevante para o seu mercado e negócio. Essas estatísticas são uma boa forma de mostrar como o seu plano é coerente com a realidade.
2. Mostre perspectivas de crescimento otimistas
Enquanto usa os números certos, apresente uma expectativa de crescimento otimista. Projeções conservadoras demais não vão ajudar seu negócio. Por isso, mostre como esse aporte financeiro vai impulsionar a startup e contribui para o seu crescimento. No fim, faça os investidores acreditarem no seu projeto.
3. Explique exatamente como o investimento será usado
Parte da segurança que os investidores terão ao receber seu pitch vem de saberem para onde exatamente vai esse capital. Ao mesmo tempo que você precisa ter um plano, mostre para os investidores como esse capital será usado e porquê ele é essencial para o sucesso do negócio.
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