• Deborah Dzialoschinsky

Encontrando Investidores Anjos: um breve guia para Startups



Se você possui uma startup, sabe que seu empreendimento só será viável caso tenha os recursos financeiros suficientes. Uma das formas mais comuns de angariar esses fundos é encontrando investidores anjos.

Também é muito comum que esses investidores apliquem capital em pequenas e médias empresas, não apenas as que se qualificam como startups.

Nesse post, vamos tirar todas as dúvidas em torno dessas personagens tão importantes no mundo financeiro. Por fim, vamos apontar o que fazer para conseguir investidores anjos para sua startup.


O que é um Investidor Anjo?

É o investidor que, como pessoa física e com o capital próprio, investe em empresas nascentes com alto potencial de crescimento.

O Investidor Anjo normalmente é um empresário, empreendedor ou executivo que já trilhou uma carreira de sucesso e acumulou recursos suficientes para alocar uma parte do seu patrimônio (em geral entre 5% a 10%) para investir em novas empresas, bem como aplicar sua experiência apoiando a empresa.


Diferença entre Investidores Anjos e Venture Capital

Além dos investidores anjos, uma alternativa são os fundos de investimentos, ou venture capital. Essas instituições podem aportar capitais muito maiores para sua empresa. No geral, são opções melhores se você precisa de mais capital e tem mais perspectiva de crescimento em curto prazo.


Como conseguir Investidores Anjos para sua Startup

Abaixo, vamos mostrar algumas das melhores práticas para garantir os fundos à sua startup. Seguindo essas 3 estratégias, você conseguirá conquistar e inspirar muitos investidores para o seu negócio!


1. Participe de eventos de empreendedorismo

Em uma palavra, networking. Como empreendedor, uma de suas principais tarefas é ampliar sua rede de contatos. É dela que podem surgir várias oportunidades, dentre elas, o conhecimento de investidores-anjo.


2. Tenha um plano de negócio sólido e otimista

Para ganhar o coração de investidores anjos, é preciso inspirá-los com o seu negócio. Isso envolve ter um plano coerente com a realidade, mostrando bem os pontos fortes do seu produto.


3. Invista em Marketing e estratégias de comunicação

Para que o seu negócio inspire confiança, o marketing não pode faltar. Tenha uma identidade visual e uma estratégia de comunicação muito bem definida. Além disso, ter um branding e voz da marca bem consolidada é incrível para inspirar os investidores e mostrar a maturidade do seu negócio.


4. Seja um especialista do seu mercado ou nicho

Uma das características de grandes empreendedores é o fato de conhecerem profundamente o seu mercado ou indústria. Empresas que têm liderança especializadas na sua área de atuação tem muito mais chances de darem certo.

Por isso, invista em conhecimento e faça questão de mostrar aos investidores prospectados!


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