• Deborah Dzialoschinsky

3 estratégias de Validação de Ideias de Negócios para entrar com tudo no mercado


Se o título acima atraiu sua atenção, é porque você tem uma ideia de negócio. Pode ser que ela ainda não esteja madura para você admitir, mas com certeza há algo que te trouxe para esse texto.

Bom, mas uma ideia é só uma ideia enquanto ela não sai do papel, certo? Certo. Mas torná-la realidade não precisa ser difícil. Muito pelo contrário, transformar uma ideia em um negócio maduro só precisa de planejamento e inteligência!

Nesse post, vamos mostrar como começar com o pé direito. Vamos apresentar os 3 passos essenciais para validar sua ideia no mercado e lançar seu negócio.

Então, se você quer tirar seus sonhos do papel, continue lendo!


Os 3 passos para Validar uma Ideia no Mercado

Validar uma ideia é o processo de testá-la no mercado. Ou seja, é o processo de entender se essa oferta de fato atende a uma demanda. Portanto, é uma etapa essencial para seu futuro negócio ganhar clientes e ter sucesso. Os benefícios de validar uma ideia são diminuir os riscos do seu empreendimento, minimizar custos e desenvolver um produto de valor de modo mais rápido e eficiente.


1. Descubra como anda o seu mercado atualmente

Se você planeja entrar em um mercado, precisa aprender o máximo dele antes de entrar. É como entrar no mar: veja a temperatura da água, a força das ondas e se existe ou não perigo de correnteza.

Essa metáfora serve para você entender o quão difícil ou competitivo será o mercado para a ideia que você quer validar.

Se existe concorrência, é porque existe mercado. A tarefa agora será entender como a sua ideia pode diferenciar-se e oferecer algo novo para aquela mesma demanda. Pergunte-se: “Sua ideia pode melhorar essa oferta?”.


2. Opinião alheia é sempre bem-vinda

Se você não busca a opinião de outras pessoas, pode acabar se apaixonando pela sua ideia e não ver suas limitações. Quanto mais você esconde sua ideia do mundo, menos você estará validando-a.

Para começar a validar uma ideia, apresente-a a algumas pessoas. Afinal, elas podem representam o mercado que você quer conquistar.


3. Construa um Mínimo Produto Viável (MVP)

Mínimo Produto Viável é como chamamos a primeira versão do seu produto que pode atender uma demanda do mercado.

Para validar uma ideia, é preciso que ela tenha uma forma, ou seja, um protótipo. Seja ela um produto, um aplicativo ou outro tipo de software, pense em como você pode entregar a sua nova solução ao mercado.

Construir um MVP permite que você ofereça seu produto a possíveis clientes, registre feedback e entenda na prática o que funciona e o que não funciona. Ou seja, é um método fantástico para você testar se existe uma demanda em torno do seu produto e o que você pode fazer para melhorá-lo.

Por fim, seguindo essas 3 simples etapas, sua estratégia de negócios tem muito mais chances de se desenvolver de modo saudável e com menos riscos.


2 views0 comments